4 truques para você aliviar dor de dente de uma vez por todas

Faceta ou Lente de Contato para Dentes: qual é melhor?
Facetas ou Lentes de Contato para dentes? Descubra qual é a melhor opção para transformar seu sorriso
27 de março de 2018
Dúvidas Frequentes sobre a Plástica Gengival
7 Dúvidas que todo mundo tem (e você também) sobre a Plástica Gengival
10 de abril de 2018
Show all

4 truques para você aliviar dor de dente de uma vez por todas

Dicas para Aliviar Dor de Dente

Uma das dúvidas mais frequentes dos nossos pacientes é como aliviar dor de dente. Começa com um incômodo, mas a dor de dente pode trazer consigo outros tipos de dores, como a dor de cabeça, deixando a situação ainda mais desconfortável. 

Nesse sentido, é de suma importância que você aprenda a aliviar esse indício de que algo anormal está acontecendo no seu organismo. Assim como poderá evitar o desenvolvimento de outros problemas e tomar as medidas cabíveis antes que eles se agravem.

Logo abaixo, você poderá obter mais informações sobre como aliviar dor de dente, incluindo os remédios indicados para aliviar as dores, truques de especialistas e como se prevenir contra esse tipo de dor. Confira:

Causas da Dor de DenteAfinal, o que causa dor no dente

Antes de mais nada, é importante você entender o que pode causar uma dor de dente. Entre as possíveis causas estão: cárie profunda, bruxismo, trauma de escovação ou doenças gengivais, trauma por mordida errada, fratura na raíz do dente, tratamento de canal incompleto, tratamento ortodôntico, entre outros.

Quando procurar um especialista no assunto

Antes de qualquer coisa é de suma importância que você procure um dentista quando começar a sentir dores de dente, sobretudo quando houver indícios de sangramento, mudança de coloração do dente, dentre outros. Esses são apenas alguns indícios de que alguma lesão grave pode estar acontecendo.

De acordo com especialistas, o ideal é que você não adie a consulta ao dentista, pois é provável que a dor volte com maior intensidade. Apenas o dentista poderá analisar o caso e indicar o melhor tratamento a fim de aliviar dor de dente.

3 remédios indicados por especialistas para aliviar dor de dente

Em alguns casos, a melhor maneira de aliviar dor de dente é por meio do uso de analgésicos e anti-inflamatórios. No entanto, a fim de ter sucesso com esse tipo de tratamento é fundamental que o dentista indique tanto o remédio quanto a dosagem e a frequência com que deve ser ingerido.

Dentre os medicamentos receitados pelos especialistas para aliviar dor de dente destacam-se:

  •  Paracetamol
  • Aspirina
  • Ibuprofeno, dentre outros.

Porém, a fim que eles surtam efeito, é necessário que sejam consumidos adequadamente.

4 truques para aliviar dor de dente

Além das dicas de medicamentos citadas acima para aliviar dor de dente, existem alguns truques simples que podem aliviar as dores de dente. Veja quais são as principais:

1. Enxague a boca com água e sal

A solução de água morna e sal é ideal para aliviar dor de dente, pois não só contribui na limpeza bucal, como também na curar das infecções. Isso faz com que você sinta um alivio imediato do incômodo.

2. Chupar gelo

Chupar gelo ajuda na diminuição da circulação e faz com que a região fique completamente anestesiada. Isso diminui consideravelmente a dor de dente. No entanto, esse truque não é recomendado quando a dor é causada pelo excesso de sensibilidade nos dentes.

3. Óleo de cravo da Índia

Poucas pessoas sabem, mas o óleo de cravo da Índia possui uma série de propriedades que ajuda a aliviar dor de dente. A sua eficácia está intimamente ligada ao fato de que ele elimina totalmente as bactérias presentes nos dentes e/ou gengiva.

4. Esterilize o local

A esterilização constante da região é um ótimo truque para quem deseja aliviar dor de dente. A mais indicada pelos especialistas é a solução feita à base de bicarbonato de sódio e água. É preciso que sejam feitos bochechos regularmente a fim de aliviar o local infeccionado e eliminar as bactérias presentes no dente.

E como se prevenir contra as incômodas dores de dente

Existem algumas medidas que precisam ser tomadas para que você não sinta dores de dente. Sendo que a principal delas é manter o ambiente bucal sempre limpo e saudável, pois isso evita o acúmulo de bactérias e o surgimento de infecções.

Dicas para prevenir e aliviar dor de dente

Entre as atitudes que ajudam a aliviar dor de dente estão:

  • Escove os dentes após todas as refeições
  • Não abuse de alimentos com grande concentração de açúcar
  • Passe fio dental regularmente
  • Escove a língua
  • Vá ao dentista a cada 6 meses para uma revisão.

O especialista irá fazer uma avaliação e a limpeza do local, algo que não só fará com que sejam tomadas as medidas cabíveis para aliviar dor de dente, como também para preveni-la.

E aí, ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo que nós respondemos em breve. Se preferir, marque uma avaliação com um de nossos profissionais, só assim será possível identificar as reais causas do incômodo e o tratamento ideal a fim de aliviar dor de dente.

A Clínica Alana de Sá é referência em odontologia em Sete Lagoas e possui uma equipe completa de profissionais prontos para lhe atender. Confira a lista completa de convênios que nós atendemos e marque sua consulta agora mesmo e se livre da dor de dente. Será um prazer recebê-lo aqui!

Dra. Alana de Sá
Dra. Alana de Sá
Cirurgiã-Dentista graduada em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí. Pós-graduada em Prótese fixa e dentística, Cirurgia Avançada e Implantes e Prótese sobre Implante. É especialista em Implantodontia pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Prótese Dentária pela Unicamp. Se aperfeiçoou em Toxina Botulínica, Preenchimento Facial, Bichectomia e Odontologia Estética. Hoje é membro da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *