Descubra como a limpeza dos dentes pode melhorar sua saúde bucal

O que é Reabilitação Oral
O que é reabilitação oral e quais são as técnicas utilizadas para garantir um sorriso saudável
23 de janeiro de 2018
Facetas de Porcelana
Facetas de Porcelana: razões para investir nesse procedimento odontológico
6 de fevereiro de 2018
Show all

Descubra como a limpeza dos dentes pode melhorar sua saúde bucal

Porque fazer a Limpeza dos Dentes?

Hábitos como escovar os dentes, usar o fio dental e frequentar regularmente o dentista são ações básicas para garantir uma perfeita saúde bucal e dentes mais saudáveis e bonitos. Mas você sabia que pode fazer muito mais para manter a saúde da sua boca? Dentre os inúmeros tratamentos dentários que existem, a limpeza dos dentes é sem sombra de dúvidas, o que mais se destaca.

A limpeza dos dentes é um dos procedimentos mais procurados nos consultórios pelo fato dele ser indolor, rápido e ter um custo bastante acessível. Além disso, ele é capaz de promover uma profunda eliminação das impurezas contidas na boca e nos dentes, que não conseguem ser removidas durante o simples ato de escovação diária.

Ficou interessado? Então confira neste artigo mais informações sobre como a limpeza dos dentes pode melhorar a sua saúde bucal.

Afinal, o que é limpeza dos dentes?

A limpeza dos dentes ou profilaxia é um procedimento odontológico no qual é realizado a raspagem, alisamento e polimentos dos dentes com o objetivo de tal procedimento é remover manchas, placa bacteriana e tártaro dos dentes.

Limpeza nos Dentes - ProfilaxiaPara que serve?

A profilaxia é um procedimento dental que tem como principal objetivo a remoção de qualquer tipo de impureza da superfície do dente, tais como placas e tártaros. A limpeza é essencial para manter a saúde bucal, uma vez que evita o desenvolvimento de problemas como a gengivite, as cáries e o mau hálito.

A limpeza dos dentes pode ser realizada de duas maneiras:

  • Limpeza com bicarbonato – na qual é utilizado um spray e um equipamento específico que remove com rapidez e praticidade as impurezas dos dentes;
  • Raspagem dos dentes – nesse caso a conduta adotada é completamente diferente, pois é feita por meio do uso de um metal manuseado por um profissional de cirurgião-dentista. Esse tipo de procedimento tem grandes benefícios, dentre eles a remoção mais profunda das impurezas que, não agride a gengiva e ainda alisa os dentes.

No entanto, é importante destacar que ambas as formas de realizar a profilaxia proporcionam grandes vantagens ao paciente, pois além de deixar os dentes mais limpos, o dentista ainda realiza um polimento dos dentes com uma pasta profilática.

Esse tipo de procedimento é totalmente indolor, uma vez que as anestesias só são utilizadas em casos extremos de sensibilidade nos dentes ou quando é necessário realizar uma limpeza em locais mais profundos da gengiva.

De quanto em quanto tempo deve ser feito a limpeza dos dentes?

A frequência com que a limpeza dos dentes deverá ser feita varia de cada caso. No entanto, ela geralmente é indicada para ser realizada a cada seis meses e em alguns casos pode chegar a ser em apenas uma vez ao ano.

A realização periódica da limpeza pode evitar uma série de problemas bucais. No entanto, elas não serão suficientes se o paciente não realizar uma boa higienização dos dentes por meio do uso de creme e fio dental.

Qual especialista da odontologia faz a limpeza dos dentes?

Limpeza nos DentesPara que você possa obter os benefícios desse tipo de procedimento dental é preciso que ele seja realizado por um cirurgião dentista que tenha experiência na área, assim você irá garantir uma completa e profunda limpeza dos dentes, sobretudo se comparada com a limpeza realizada em casa.

O profissional especialista na área faz a limpeza de maneira extremamente minuciosa, limpando cada um dos dentes individualmente. Além disso, ele conta com a utilização de produtos, aparelhos e instrumentos específicos para garantir não só a limpeza dos dentes, como também a melhora da sua saúde bucal, prevenindo o surgimento de doenças graves.

Após a realização da limpeza dos dentes, o dentista irá acompanhar o caso e a evolução da saúde bucal. Caso o profissional identifique o surgimento de algum tipo de problema, como uma cárie ou uma prótese antiga, você será orientado sobre o próximo tratamento que deverá realizar para solucioná-lo.

Agora que você já conhece todos os benefícios que a limpeza dos dentes pode proporcionar para a sua saúde bucal, que tal agendar esse procedimento? Entre em contato com o seu dentista para obter mais informações sobre os métodos utilizados assim como qual o período ideal do seu tratamento.

Caso queira se consultar com um de nossos profissionais, basta entrar em contato conosco para agendar sua avaliação. Você com certeza irá se surpreender com os resultados obtidos através da limpeza dos dentes.

Dra. Alana de Sá
Dra. Alana de Sá
Cirurgiã-Dentista graduada em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí. Pós-graduada em Prótese fixa e dentística, Cirurgia Avançada e Implantes e Prótese sobre Implante. É especialista em Implantodontia pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Prótese Dentária pela Unicamp. Se aperfeiçoou em Toxina Botulínica, Preenchimento Facial, Bichectomia e Odontologia Estética. Hoje é membro da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *