Implantes Dentários – Saiba tudo sobre o método que vai recuperar o seu sorriso

Benefícios da Toxina Butolínica
5 benefícios da toxina botulínica para a estética e saúde bucal
17 de abril de 2018
Show all

Implantes Dentários – Saiba tudo sobre o método que vai recuperar o seu sorriso

Implantes dentários

Há mais de 50 anos os implantes dentários vem ajudando as pessoas a sorrir com segurança, conforto e beleza. Como sabemos que esse é um dos assuntos mais procurados do momento, criamos esse post orientativo que vai ajudar você a entender melhor o que é necessário para recuperar seu sorriso e sua mordida. 

Comer bem, sorrir de forma espontânea e segura, além de viver com mais qualidade de vida é uma escolha que está a sua frente. A maneira mais vantajosa de pessoas que sofreram a perda de um ou mais dentes conquistarem isso é realizando os implantes dentários.

Afinal, o que são os implantes dentários e como eles são instalados na boca?

O que são Implantes DentáriosImplantes dentários são pinos fabricados em titânio, em formato semelhante a um parafuso, que substituem a raiz dentária. Ao serem fixados ao osso maxilar ou mandibular servem para apoiar as próteses dentárias.

Os implantes dentários podem ser fixados em pacientes que possuem ou não uma boa condição óssea. Quando não se tem uma quantidade óssea suficiente, é necessário a realização de um procedimento prévio a fim de adequar esse osso para receber o implante, chamado de Enxerto Ósseo. Esse Enxerto Ósseo consiste no preenchimento com osso do próprio paciente ou osso artificial.

Uma técnica que usa o próprio sangue do paciente, coletado no consultório e colocado em uma centrífuga, separando as células brancas das células vermelhas, criamos o Plasma rico em fibrina (PRF). O PRF possui fatores de crescimento e sua finalidade é a aceleração da cicatrização da gengiva e do osso. Além de promover a diminuição do processo inflamatório, tornando o procedimento com o pós operatório praticamente indolor. A nossa clínica é pioneira em Sete Lagoas no uso dessa técnica.

Como é o processo de implantação dos dentes?

A primeira coisa que você precisa saber sobre os implantes dentários é: seus resultados dependem de entender você e seus objetivos, o resto são detalhes operacionais. Explicando melhor, nosso primeiro passo é o de analisar a sua face, músculos e bases ósseas. Fotos, moldagens, exames radiológicos e uma longa conversa vão nos ajudar a compreender como nós podemos ajuda-lo.

Planejamento Digital e “Test Drive”

Atualmente podemos prever e projetar a posição final dos dentes. Além disso, é possível entender como será o comportamento da sua mastigação e até como sua face ficará mais jovem quando o caso for finalizado, por meio do planejamento digital e do “test drive”. Usamos esse método a fim de que voce fique mais seguro e certo do que irá ver quando esses estiverem dentes em sua boca, mesmo antes de iniciar qualquer tratamento com os implantes dentários. Essa fase é muito importante pois qualquer correção, opinião e mesmo possíveis limitação são conversadas antes.

A sequência desse passo é justamente conhecer suas necessidades, fazer seu planejamento e então selecionar os tipos de implantes dentários que vamos usar.

Planejamento Personalizado

Existem dezenas de tipos de implantes dentários mas, definitivamente, o que importa é quais sãos os modelos ideais para entregar o melhor resultado. Isso é definido de acordo com o que conversamos nas consultas iniciais.

Portanto lembre-se que o que é melhor para uma pessoa pode não ser também para a outra. Assim seu caso, terá um planejamento 100% personalizado. O que irá direcionar as nossas escolhas será a sua condição inicial e seus objetivos finais. Ignorar essas particularidades pode deixar seu caso abaixo de suas expectativas e também das possibilidade.

A nossa experiência com mais de 1.000 implantes dentários realizados permitiram ver todos os casos de todos os tipos. Uma coisa que sempre está presente é que todos querem que seu sorriso e mastigação fiquem excelentes. Se é assim, entenda: conhecer suas necessidades é o diferencial com o intuito de entregar a melhor solução.

Tratamentos que podem ser realizados com os implantes dentários e as próteses:

  • Prótese tipo overdenture: Prótese total de simples confecção, removível, instalada e ancorada sobre dois ou quatro implantes. Proporcionando condições adequadas de retenção e segurança na fixação;
  • Implante dentária com carga imediata: Ideal para quem busca uma reposição rápida dos dentes perdidos. É a técnica pela qual se colocam próteses imediatamente após a cirurgia ou poucos dias depois da instalação dos implantes dentários;
  • Implante unitário ou múltiplo fixo: É uma prótese fixa instalada sobre os implantes dentários a fim de substituir um número de dentes pequenos, podendo ser até mesmo de um único dente;
  • Protocolo fixo: Prótese fixa instalada sobre os implantes de todos os dentes. Sua principal vantagem é a de devolver a função mastigatória ao paciente.

Algumas informações importantes sobre implantes dentários:

  • Curiosidades sobre os Implantes DentáriosPróteses e implantes dentários bem planejados melhoram a mastigação em ate 300%;
  • Pessoas que fazem implantes dentais melhoram sua saúde geral, estética e autoestima;
  • As melhorias mastigatórias também previnem problemas gástricos e intestinais;
  • Implantes dentários e próteses rejuvenescem a face;
  • Algumas pessoas podem fazer os implantes e já receber dentes funcionais no mesmo dia;
  • Em algumas pessoas é possível a realização de implantes dentais sem corte;
  • Colocar implantes dentários não dói;
  • Os implantes dentais passam por uma fase de osseointegracão, ou seja, um período de cicatrização óssea ao redor do implante, que pode levar de 30 a 180 dias, dependendo de cada caso;
  • A reabilitação com implantes pode ser realizado em pessoas que possuem apenas uma falha dental ou pessoas totalmente sem dentes.

Tem contraindicações para os implantes dentários?

Implante Dentário são um procedimento odontológico recomendado a pessoas que apresentem uma boa condição de saúde, no qual se aumenta as chances de efetividade desse tratamento.

Por outro lado, os implantes dentários não são recomendados para certos grupos de pacientes, pelo fato de apresentarem uma saúde debilitada ou não possuir uma completa formação bucal. São eles: diabéticos cuja doença não esteja bem controlada; hipertensos que não estão compensados; cardíacos que não seguem o tratamento; pacientes que realizam radioterapia e/ou tomam remédios que afetam a cicatrização óssea; crianças e adolescentes.

Nesses casos, é muito importante o acompanhamento profissional a fim de que sejam evitados quaisquer riscos à sua saúde bucal.

No entanto nós estamos totalmente a disposição para esclarecer suas dúvidas. Por isso entre em contato conosco, será um prazer fazer parte de suas conquistas. Você pode (e merece) ter um belo sorriso! A Dra Alana de Sá é referência em implantes dentários em Sete Lagoas, e está pronta para dar um up no seu sorriso. Aguardamos o seu contato!

Dra. Alana de Sá
Dra. Alana de Sá
Cirurgiã-Dentista graduada em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí. Pós-graduada em Prótese fixa e dentística, Cirurgia Avançada e Implantes e Prótese sobre Implante. É especialista em Implantodontia pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Prótese Dentária pela Unicamp. Se aperfeiçoou em Toxina Botulínica, Preenchimento Facial, Bichectomia e Odontologia Estética. Hoje é membro da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *