Facetas ou Lentes de Contato para dentes? Descubra qual é a melhor opção para transformar seu sorriso

Tratamento para Gengivite
Tratamento para Gengivite: descubra os estágios e como tratar a doença
20 de março de 2018
Dicas para Aliviar Dor de Dente
4 truques para você aliviar dor de dente de uma vez por todas
3 de abril de 2018
Show all

Facetas ou Lentes de Contato para dentes? Descubra qual é a melhor opção para transformar seu sorriso

Faceta ou Lente de Contato para Dentes: qual é melhor?

Afinal, o que é melhor: facetas ou lentes de contato para dentes? Essa é uma das principais perguntas que maioria das pessoas fazem quando optam por algum tipo de procedimento estético a fim de conseguir o sorriso dos seus sonhos. Esses recursos em especial, se tornaram muito populares nos últimos anos, devido a sua eficácia e aos resultados que eles proporcionam.

Mas, apesar de terem se tornado mais populares, ainda existem algumas dúvidas sobre os procedimentos. Foi pensando nisso que decidimos criar esse post, aponto as principais diferenças, vantagens e desvantagens das facetas de porcelana e das lentes de contato para dentes. Com isso, será mais fácil identificar qual é a melhor opção quando o assunto é transformar o sorriso.

Principais diferenças entre as Facetas e as Lentes de Contato para Dentes

Apesar de serem consideramos muito parecidos, existem grandes diferenças entre a faceta de porcelana e as lentes de contato para dentes. Ambas são elaboradas por meio de materiais como porcelana ou resina, no entanto elas possuem espessuras diferentes e necessitam que o dente seja desgastado em proporções diferentes.

Lentes de Contato para dentes

De maneira geral, as lentes de contato para dentes são capas ultrafinas, com uma espessura de 0,2 a 0,4 mm. Quanto à aplicação, elas precisam de um desgaste mínimo dos dentes. A principal finalidade é branquear e/ou corrigir a estética dos dentes.

Facetas de Porcelana

Já as facetas de porcelana possuem uma espessura maior e variam de 0,5 a 1,2mm. A fim que ocorra a melhor fixação, os dentes naturais precisam ser bem desgastados a fim de criar aderência, facilitando a colagem das facetas. Esse tipo de procedimento pode fazer pequenas reparações dentárias, além de clarear dentes escurecidos ou manchados.

Vantagens e desvantagens das Facetas e das Lentes de Contato

Além de compreender as principais diferenças entre cada procedimento, é importante saber quais são as vantagens e desvantagens de cada um deles. Assim, será mais fácil decidir qual se adequa melhor as suas necessidades e expectativas.

Lentes de Contato para Dentes x FacetasVantagens

De maneira geral, tanto a faceta quanto as lentes de contato para dentes são vantajosas porque:

  • Contribuem na preservação da estrutura dentária;
  • Melhoram a estética dos dentes;
  • Aumentam a resistência a fraturas e demais desgastes;
  • Possuem tratamento rápido;

Além disso, uma vantagem das lentes de contato para dentes é que elas são reversíveis, pois o desgaste feito nos dentes é mínimo.

Desvantagens

Porém, os dois procedimentos também apresentam algumas desvantagens, são elas:

  • No caso de facetas de porcelana, não é possível reverter o procedimento, devido ao grande desgaste feito nos dentes;
  • Quanto às lentes de contato para dentes, a desvantagem é que elas não promovem grandes alterações na cor e formato dos dentes.

Quanto custa cada um dos procedimentos?

Normalmente, os valores das facetas e das lentes de contato para dentes são bastante similares, caso ambas sejam feitas de porcelana. Isso porque o que as diferencia o preço dos procedimentos citados é o material usado e o nível de complexidade que as mesmas são confeccionadas.

Porém, se a faceta for de resina, ela terá um preço menor quando comparado à implementação das lentes de contato para dentes, por exemplo. Isso se deve ao fato de que a porcelana, além de ser um material que passa por fases laboratoriais em sua confecção, exige a realização de várias consultas e testes a fim de que a implementação seja feita com sucesso.

E quanto a durabilidade, qual compensa mais?

A durabilidade e o processo de manutenção das facetas ou lentes de contato para dentes são aspectos extremamente importantes e que influenciam na escolha do material e método de implantação mais adequado. De maneira geral, não há um consenso sobre o período de durabilidade das facetas ou lentes de contato para dentes. Contudo, é fundamental realizar um tratamento dentário que garanta o melhor aspecto no decorrer dos anos.

As visitas regulares ao dentista são as melhores formas de prolongar a durabilidade e manter a boa conservação desses implantes. Afinal, são aplicadas medidas preventivas que impedem a ação do amarelamento das lentes bem como, a perda do brilho causada por ações simples como uma escovação brusca.  

Principais recomendações

As lentes de contato para dentes ou as facetas são bastante recomendados àquelas pessoas que se sentem incomodadas com algum aspecto do seu sorriso; e desejam realizar algum procedimento estético com o intuito de deixá-lo mais bonito e harmônico com todos os demais traços faciais.

Que tal fazer uma visita à um dentista especializado na aplicação de facetas e lentes de contato para dentes? Essa é uma boa opção para sair da dúvida com alguém que entende do assunto. Seu dentista irá analisar o seu caso e o auxiliará na decisão da opção que resolverá seu problema. 

Caso você ainda não tenha um dentista de confiança e especializado nessa área, não arrisque! Independente da escolha do procedimento, é importantíssimo que eles sejam feitos por especialistas no assunto, como a Dra. Alana de Sá. A Dra. Alana é referência em odontologia estética em Sete Lagoas e região, tendo a aplicação de facetas e lentes de contato para dentes como uma de suas especialidades. 

Ligue e marque sua avaliação pelo telefone: (31) 3773-6110 ou (31) 9 8978-5071. Será um prazer receber uma visita sua em nossa clínica. 

Dra. Alana de Sá
Dra. Alana de Sá
Cirurgiã-Dentista graduada em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí. Pós-graduada em Prótese fixa e dentística, Cirurgia Avançada e Implantes e Prótese sobre Implante. É especialista em Implantodontia pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Prótese Dentária pela Unicamp. Se aperfeiçoou em Toxina Botulínica, Preenchimento Facial, Bichectomia e Odontologia Estética. Hoje é membro da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *