5 benefícios da toxina botulínica para a estética e saúde bucal

Dúvidas Frequentes sobre a Plástica Gengival
7 Dúvidas que todo mundo tem (e você também) sobre a Plástica Gengival
10 de abril de 2018
Implantes dentários
Implantes Dentários – Saiba tudo sobre o método que vai recuperar o seu sorriso
25 de abril de 2018
Show all

5 benefícios da toxina botulínica para a estética e saúde bucal

Benefícios da Toxina Butolínica

A toxina botulínica é uma substância comumente usada na odontologia tanto com o objetivo estético, quanto para a melhoria da saúde bucal. Inúmeros especialistas a utilizam para suavizar as linhas de expressão dos pacientes e melhorar sua qualidade de vida como um todo ao garantir um sorriso perfeito.

Apesar de o seu uso ser regulamentado desde 2011, poucas pessoas sabem exatamente do que se trata. Nesse sentido, se você está em busca de melhorias para seu sorriso, deve conhecer mais sobre essa substância. Ao longo deste post, você poderá não só obter informações sobre o que é a toxina botulínica, como também quais são seus benefícios e para quem ela é indicada. Confira:

Toxina Botulínica: O que é?

A toxina botulínica consiste em um medicamento desenvolvido com base em uma bactéria denominada Clostridium Botulinum. Ela atua diretamente na acetilcolina, inibindo a sua atuação. Mas o que isso significa? Isso indica que, quando aplicado, ela provoca a contração do músculo.

E quais são os benefícios da Toxina Botulínica?

A toxina botulínica é altamente usada para suavizar as linhas de expressão e proporcionar a melhoria no sorriso. Além disso, essa substância auxilia na melhora dos sintomas causados por algumas problemas bucais, como o bruxismo, sorriso gengival, dentre outros. Você pode entender melhor alguns desses benefícios logo abaixo:

1. Melhora do sorriso gengival

O sorriso gengival se caracteriza como uma disfunção na gengiva que faz com que ela fique exposta de maneira excessiva quando o paciente sorri. De maneira geral, a melhor forma de lidar com esse problema é por meio de uma plástica gengival.

Ao utilizar a toxina botulínica nesse procedimento, o especialista faz com que a musculatura que envolve o sorriso relaxe. Isso faz com que os sintomas do sorriso gengival diminuam de maneira significativa e o paciente possa sorrir sem constrangimento.

Toxina Butolínica2. Harmonização do rosto

É comum os pacientes apresentarem perdas ósseas após passarem por um longo período sem um ou mais dentes. Isso faz com que ocorra uma grande transformação na estrutura do rosto, fazendo com que a musculatura fique enrijecida e contraída.

O que isso provoca? O surgimento de uma expressão de raiva e o caimento dos lábios. Nesses casos a toxina botulínica é usada para devolver a harmonização do rosto, suavizar os traços e a elevar os lábios.

3. Melhora o bruxismo

O bruxismo é caracterizado pelos músculos responsáveis pela mastigação que trabalham durante a noite, provocando um grande atrito entre os dentes, assim como o seu desgaste.

De maneira geral, os especialistas recorrem a tratamentos a base de placas que impedem o contato entre os dentes. Quando a toxina botulínica é usada no tratamento, ela faz com que os pacientes sintam mais conforto e possam lidar mais facilmente com esse distúrbio.

4. Distúrbio da articulação temporomandibular (ATM)

A ATM é uma alteração ocorrida na articulação temporomandibular na qual, os músculos, cartilagens e tendões dessa região atuam de maneira descoordenada. Isso acarreta o surgimento de fortes dores de cabeça e bucais. O tratamento é diagnosticado pelo dentista, podendo envolver em alguns casos, o fonoaudiólogo.

Durante o procedimento, o cirurgião-dentista qualificado irá atuar no relaxamento da musculatura da região utilizando a toxina botulínica, o que provoca a redução das dores sentidas pelo paciente.  

5. Hipertrofia do Masseter

A hipertrofia do masseter é um problema bucal que causa a inflamação desse músculo e, consequentemente, o surgimento de dores que podem vir a comprometer a arcada dentária do paciente. O principal sintoma dessa hipertrofia consiste na saliência desse músculo, gerando uma aparência facial desproporcional em relação à fisionomia natural.

As principais causas da hipertrofia do masseter estão associadas a fatores como má oclusão, bruxismo, ausência de elementos dentários e uso excessivo de gomas de mascar. O tratamento consiste na utilização da toxina botulínica, que atuará diretamente no relaxamento e reabilitação do músculo.

Para quem o uso da Toxina Botulínica é indicado?

Pra quem a Toxina Botulínica é indicadaO uso da toxina botulínica é indicado para as pessoas que possuem as doenças citada acima, assim como pacientes que desejam amenizar a aparência das linhas de expressão. Entretanto, é importante lembrar que qualquer procedimento dentário com uso da toxina botulínica deverá ser ministrado com a supervisão do profissional dentista, que avaliará a necessidade ou não da aplicação desse produto, sendo importante realizar previamente um processo de anamnese no paciente.

Ademais, a toxina botulínica é contraindicado para grávidas, lactantes, alérgicos a certos antibióticos e alérgicos a substância toxina botulínica. É contraindicado também para pessoas que sofrem transtornos neuromusculares generalizados e recentemente vacinados com a antitetânica.

Ficou interessado(a) nos procedimentos e benefícios que podem ser alcançados com a aplicação da toxina botulínica? Clique aqui e mande-nos uma mensagem ou mesmo um pedido de orçamento para garantir a saúde e harmonização estética do seu sorriso.

Se preferir, ligue ou faça-nos uma visita para agendar sua avaliação com a Dra Alana de Sá, referência em odontologia estética em Sete Lagoas.

Dra. Alana de Sá
Dra. Alana de Sá
Cirurgiã-Dentista graduada em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí. Pós-graduada em Prótese fixa e dentística, Cirurgia Avançada e Implantes e Prótese sobre Implante. É especialista em Implantodontia pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Prótese Dentária pela Unicamp. Se aperfeiçoou em Toxina Botulínica, Preenchimento Facial, Bichectomia e Odontologia Estética. Hoje é membro da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *