Se ao acordar você sente os músculos da sua mandíbula doloridos ou se já acorda com dor de cabeça, fique atento, pois você pode estar com bruxismo.
O bruxismo é o ato de apertar ou ranger os dentes involuntariamente e ocorre com maior frequência no período noturno, durante o sono, podendo também aparecer ao longo do dia.
Segundo a Classificação Internacional de Distúrbios do Sono (ICSD-R) esse é o terceiro problema mais comum dos distúrbios do movimento durante o período de repouso, perdendo apenas para o solilóquio (falar dormindo) e o ronco.
Tanto os homens quanto as mulheres estão suscetíveis ao problema, que pode ser observado desde a infância, mas é menos recorrente nos idosos.
Por causar uma pressão sobre os dentes e uma tensão nos músculos responsáveis pela mastigação, o bruxismo pode fazer com que os dentes fiquem doloridos, amolecidos e desgastados. Nos casos mais graves, essa disfunção pode desencadear problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula, como a síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).
Diversos fatores podem provocar o bruxismo, entre eles a genética, situações de estresse, tensão, ansiedade, uso de determinados medicamentos, dieta, higiene do sono e, também, problemas físicos, como por exemplo, o fechamento inadequado da boca.
SAIBA IDENTIFICAR OS SINTOMAS
Por ser um hábito inconsciente, a maioria das pessoas não sabe que sofre com esse problema e, por isso, as visitas regulares ao dentista são tão importantes.
Ainda assim é possível identificar o bruxismo por meio de alguns sintomas que ficam mais evidentes ao acordar.
- Desgaste da superfície dos dentes
- Amolecimento dos dentes
- Dor nas articulações da mandíbula
- Dores de cabeça ao acordar
- Cansaço diurno devido a perda da qualidade do sono
- Sensibilidade
- Dor recorrente na face, cabeça e pescoço
- Dor e zumbido no ouvido
TENHO BRUXISMO. E AGORA, COMO TRATAR?
Após o diagnóstico, o dentista irá recomendar o tratamento adequado para o seu caso. O tipo de tratamento depende do que está causando o problema, mas existem basicamente três caminhos:
- O uso de placas estabilizadoras para dormir
- Mudança comportamental por meios de relaxamento e cuidado psicológico, como terapia
- Redução da exposição de um ou mais dentes para igualar a mordida mediante restaurações, coroas e ortodontia
Caso você esteja com um ou mais sintomas, passe em uma consulta odontológica para avaliação.
O bruxismo não pode ser prevenido, mas algumas práticas do dia a dia podem controlar a tensão, como técnicas de relaxamento, exercícios físicos regulares e melhoria nas condições do quarto para garantir boas noites de sono.
Não deixe de visitar o seu dentista regularmente, pois só assim os problemas bucais podem ser diagnosticados e tratados logo no início.
Unidade Sete Lagoas Rua Zoroastro Passos, 27, Centro, Sete Lagoas/MG – 35.700-017 (31) 3773-6110 (31) 98270-5430 | Unidade Belo Horizonte Av. Getúlio Vargas, 254, Funcionários, Belo Horizonte/MG – 30.112-020 (31) 2528-5600 (31) 99726-5402 |