O que é reabilitação oral e quais são as técnicas utilizadas para garantir um sorriso saudável

Tipos de Prótese Dentária
Tipos de prótese dentária: qual a mais indicada para você?
16 de janeiro de 2018
Porque fazer a Limpeza dos Dentes?
Descubra como a limpeza dos dentes pode melhorar sua saúde bucal
30 de janeiro de 2018
Show all

O que é reabilitação oral e quais são as técnicas utilizadas para garantir um sorriso saudável

O que é Reabilitação Oral

A reabilitação oral consiste na realização de um conjunto de tratamentos odontológicos capazes de restaurar eficientemente a saúde bucal dos pacientes. Essa especialidade é uma das áreas que mais crescem dentro da odontologia sendo composta por diversos procedimentos capazes de promover resultados cada vez mais surpreendentes. 

As técnicas de reabilitação oral têm sido amplamente utilizadas em consultórios odontológicos para os mais diversos tipos de tratamento dentário. Provavelmente você já utiliza ou utilizou algumas delas! Confira nesse artigo mais informações sobre o que é a reabilitação oral e as principais técnicas utilizadas.

O que é reabilitação oral?

A reabilitação oral é uma especialidade com atuação multidisciplinar que trabalham juntas a fim de retomar a funcionalidade, estética e saúde dentária do paciente através de técnicas odontológicas tais como, as próteses dentárias e cirurgias.

Os tratamentos realizados ao longo desse processo são planejados pelo dentista e podem abranger procedimentos específicos de outras especialidades, tais como a endodontia, a implantodontia, a periodontia, dentre outros.

Tratamentos odontológicos da reabilitação oral

A reabilitação é uma das especialidades da odontologia que deixam o sorriso mais harmônico, utilizando ferramentas modernas que garantem conforto e rapidez no procedimento. Abaixo listamos os principais procedimentos dessa especialidade:

Cirurgia sem Corte na Reabilitação OralCirurgias sem corte

A cirurgia sem corte ou guiada é um dos procedimentos de reabilitação oral que tem como finalidade a realização de um implante.

A grande diferença dos demais tipos de procedimentos é que ele ocorre por meio do uso de um instrumento de última geração, no qual o dentista, ao ser guiado por ele, não precisa fazer nenhum tipo de corte

Nesse procedimento de reabilitação oral, todo o processo é realizado antes da cirurgia, passando por três etapas: a primeira na qual o paciente realiza um escaneamento em 3D da face; a segunda na qual o profissional analisa o resultado do scanner e projeta a cirurgia e os pontos onde o implante deverá ser posicionado; e a terceira na qual a cirurgia é realizada sem a realização de nenhum tipo de incisão, pois o dentista já conhece os pontos em que o implante deve ser fixado.

Implantes

O implante é outra opção dentro da reabilitação oral. Por meio desse procedimento, os pacientes que sofrerem a perda de um ou mais dentes podem recuperá-los. Nesses casos, é imprescindível que o dentista não só tenha experiência na área, como também possua as especializações que lhe garantam os direitos de realizar esse tipo de procedimento.

Em alguns casos, antes que seja dado início as etapas desse processo de reabilitação oral, o paciente deve passar por outros procedimentos, tais como extração de dentes infeccionados, tratamento para eliminação das infecções das gengivas, dentre outros.

Para tal procedimento, o paciente precisa fazer um raio-x panorâmico para que seja avaliado o estado da boca e dentes.

Ortodontia

Essa é umas técnicas utilizadas para a reabilitação oral mais diferentes. Na ortodontia não são realizados procedimentos altamente invasivos. Por meio dela o paciente pode corrigir tanto a posição dos dentes como dos ossos maxilares por meio de apaOrtodontia na Reabilitação Oralrelhos ortodônticos.

Esse tipo de procedimento pode ser compreendido de duas formas distintas: o convencional e o estético. No entanto, ambos possuem o mesmo objetivo que é a melhora do arco dental para que o paciente possa ter não só um sorriso bonito, como também uma mastigação perfeita.

Se você deseja se aprofundar nessa especialidade da odontologia dentro da reabilitação oral, leia o post Tipos de aparelhos ortodônticos: qual é a melhor opção para você? que nós criamos recentemente para falar especificamente dos diferentes tipos de aparelhos ortodônticos.

Prótese fixa

A prótese fixa – coroa ou fragmento é uma excelente alternativa para quem deseja repor dentes perdidos. Essa forma de reabilitação oral é feita por meio de um molde elaborado por dentes. Depois que ela está pronta e devidamente instalada, ela não sai mais.

A prótese fixa dá uma estabilidade que se assemelha a dos dentes naturais, incluindo a mastigação e a aparências de dentes saudáveis.

De maneira geral, a prótese fixa pode ser confeccionada à base de porcelana ou zircônia, quando o intuito é repor a coroa dentária destruída, ou à base de resina ou cerâmica em casos de restauração de dente com um fragmento.

Prótese sobre implantes

Esse tipo de reabilitação oral é feito por meio da fixação de uma prótese acima dos implantes, o que promove não só conforto como também uma aparência esteticamente melhor aos pacientes que sofreram com a perda de um ou mais dentes e passaram colocaram implantes.

Esse tipo de prótese permite que o paciente se reabilite para mastigar, falar e até espirrar sem preocupação.

Para complementar o seu entendimento sobre esses dois últimos procedimentos – prótese fixa e prótese sobre implantes – leia o post Tipos de prótese dentária: qual a mais indicada para você?

E aí, deu para entender direitinho sobre o que trata cada procedimento da reabilitação oral? Agora que você já conhece tais procedimentos, fica mais fácil cuidar do seu sorriso e deixá-lo mais saudável, harmônico e funcional. Se você acha que um desses procedimentos pode ser ideal para solucionar seu problema, entre em contato conosco através do campo abaixou ou pelo telefone (31) 3773-6110.

A clínica Alana de Sá é referência em Sete Lagoas e possui uma equipe completa de profissionais de diversas especialidades. Fique à vontade para nos fazer uma visita a fim de fazer uma avaliação e conhecer nossa clínica. Será um prazer recebê-lo aqui!

 

Dra. Alana de Sá
Dra. Alana de Sá
Cirurgiã-Dentista graduada em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí. Pós-graduada em Prótese fixa e dentística, Cirurgia Avançada e Implantes e Prótese sobre Implante. É especialista em Implantodontia pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Prótese Dentária pela Unicamp. Se aperfeiçoou em Toxina Botulínica, Preenchimento Facial, Bichectomia e Odontologia Estética. Hoje é membro da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *